Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014

Como me deixar mais míope ou Abaixo ao 'concerteza'.

Balneário Arroio do Silva, 17 de janeiro de 2014.                         23h13

Isso soará mais como um desabafo que qualquer outra coisa!

Por favor, seres humanos parcialmente racionais que habitam esse planeta, e que teoricamente foram alfabetizados em língua portuguesa: PAREM DE ESCREVER COISAS RIDICULAMENTE ERRADAS EM REDES SOCIAIS! 'PELAMORDEDEUS'

Tinha uma propaganda, uns tempo atrás (frase de velha, com apenas 18 anos, vida injusta, mas ok) que dizia algo como "Ele é bonitinho, mas será que beija bem?" Eu ia dizer que não lembrava o resto da propaganda, mas daí meu cérebro me presenteou com o resto da bendita, que era uma daquelas propagandas de 'mande mensagem para 99777 e encontre o amor da sua vida num bate papo que, em 45 segundos, acabará com seus créditos' (Isso para você que é pobre como eu, e tem celular pré, nada de conta e coisa e tal... sei lá se isso é de pobre, só sei que meu pai disse que ele  é que não ia pagar minhas contas de celular e blábláblá... fugi do assunto) Então... voltando ao tal do bonitinho que ninguém sabia se beijava bem: ele não me interessa. Só que esse tipo de pergunta soa igual para as pessoas que continuam a escrever 'concerteza' e 'intendi' e me fazem pensar: "Nossa, a pessoa é tão legal, mas escrevi desse jeito? Sério isso?"  E eu fico extremamente chateada.

(Parênteses necessário; é sério mesmo que vocês conseguem, numa boa, olhar para um 'concerteza' daquele jeito e mesmo assim apertar um enter ou o que seja para enviar isso pro mundo ver? Essa palavra medonha tá PULANDO NOS MEUS OLHOS, me deixando mais míope do que eu já sou!! Credo!)

Então... por que escrever errado? Sabe, não sei se é só o meu, mas por exemplo o Facebook... o meu chat ali, mostra quando eu escrevo uma palavra esquisita (o que prova que o chat do facebook é mais inteligente que a pessoa que escreve 'agente intendeu sertinho' com PLENA CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS, DOS SEUS DEDINHOS REALMENTE PROCURANDO AS LETRINHAS NO TECLADO PARA ESCREVER ESSA FRASE ABSURDA!) e fica vermelhinho, sabe? Igual quando tu está escrevendo no Word e coisa e tal... sabe? O Facebook mostra o erro. Por que vocês não mudam? Ah, não sabem como é o certo? Bem, com o botãozinho direito do seu mouse, se você apertar em cima da palavra errada, TCHANÃ!!! Olha que incrível: ela escrita certa. Sim, está a grafia da palavra certinha lá, as vezes com mais de uma sugestão, caso tu tenha apenas se atrapalhado.  Olha a mágica no mundo... (e eu não estou falando de Harry Potter!  ;D )

Sarcasmo explícito a parte, o problema é: se você escreve coisas erradas por aí, as pessoas vão ler.

Sério.

Elas. Vão. Ler.

Tanto que eu fui, inocentemente, num perfil de uma amiga, que está cursando nível superior e tudo mais, e ela escreve desse jeito horrível. Ótima pessoa, mas que me fez sentir vergonha por ela. Nesse mundo de hoje (outra frase de VE-LHA, ou no mínimo que me lembra MUITO um início de parágrafo de dissertações, chaaaatas!) todo mundo tem acesso a internet. E tem essa coisa e tal, de gente que não tem porque mal tem casa, e tudo mais, mas isso é outra coisa que me irrita. Já vi muita casa caindo aos pedaços com uma antena bem grande da SKY ameaçando quebrar o telhado da casa, junto com uma de internet, e arrumar a casa para viver melhor, não tem dinheiro daí, né? Enfim, não vou nem discutir.

Como eu disse ali em cima, se as pessoas vão ler, bem... elas vão ler! Pense: tua mãe tem facebook(e ainda bem que a MINHA mãe não tem... podia morrer de infarto, coitada, lendo essas coisas...), ela deve ter a idade do teu  futuro chefe, por que ele não teria acesso ao que tu escreve? Por que ele não abriria tua página do facebook (não imagino meu futuro chefe twittando, mas use seus exemplos!) e não torceria o nariz para um 'achei exajerado isso'?

Eu não estou dizendo que deve-se usar toda a perfeição do português no escrever por aí (e que fique claro, não só na internet, mas na VIDA, porém eu não leio as frases que vocês usam por aí fora do computador, logo...). Eu mesma não sei direito quando tem que botar a crase antes das palavras e tudo mais. E não saio por aí usando colocação pronominal correta... Uso BASTANTE 'me avisa/me fala/te adoro' por aí, depois de ponto final, coisa que faria minha mãe me atirar por uma janela se lesse algo do tipo numa redação. Usei nesse próprio texto. Uso muito a segunda pessoa do singular, mas não conjugo todos os verbos do 'tu' não... muito 's' no fim e tudo mais. Mas são casos e casos. São coisas que não são gritantes (minha opinião, podem me xingar). É diferente de um 'proficional', por exemplo.

Minha última súplica: cuidem mais como vocês escrevem as palavras. Tanto para que eu não tenha outros 'trecos' lendo seus 'posts' como para o bem de vocês.

Sabe aquela vergonha quando tu lembra como tu era/escrevia no Orkut? (Suou frio né? Lembrou daqueles 'o topo aki é meu' e 'te considero pakas' nos depoimentos, não foi? 'Tamo junto, querido(a)! ;) ) Daqui a alguns anos, escrever errado algumas palavras banais como eu vejo muito por aí,  pode te fazer sentir o mesmo. Só pense nisso, ok? (:

Terminado o desabafo, se uma pessoa que ler isso já deixar de escrever uma atrocidade por aí, já fico realizada. (:

Bom final de semana, pessoas.

She.

Obs.: Eu usei TODAS as frases e palavras erradas no estilo 'copiar+colar'. Queria, MUITO, ter tido dificuldade de achar exemplos disso, mas foi só apertar um 'f5' e minha 'timeline' do Facebook, e ele fez o resto do serviço. :/ E nenhum dos exemplos são dessas crianças que nem deviam estar no Facebook. Todo mundo que 'passou vergonha/me fez chorar' já era bem grandinho, e 'sabe' escrever. Triste a vida... :(


                                                                                                               00h15 (18/01/2014)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. u teu testu conserteza mim deixou muintu contenti axu qui as peçoa devim iscrever sertu cempri mexmu ensima da enternéti beíjux

    ResponderExcluir